domingo, 2 de junho de 2013

JOELHO - A.P. ORTOSTÁTICO

TORNOZELO A.P.
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL 



Fatores Técnicos

Tamanho do filme-30x35cm(11 x 14 polegadas) ou 35 x 43 cm (14 x 17 polegadas), em sentido transversal
Faixa de 70 kVp



Posição do Paciente e da Parte:
Realizar a radiografia com o paciente em posição ortostática, sobre um degrau acoplado ou banqueta de madeira, de modo a ficar suficientemente alto para receber o feixe horizontal do tubo de raios X.
Posicionar os pés apontando para a frente, com o peso igualmente distribuído em ambos os pés; fornecer apoio para as mãos para que o paciente adquira estabilidade.
Alinhar e centralizar ambas as pernas e joelhos com o RC, com a linha média da mesa de exame e com o chassi; ajustar a altura do filme ao RC



Raio Central:
RC perpendicular ao filme (paciente de porte médio), ou 5° a 10° caudal em paciente magro, direcionado a um ponto médio entre as articulações do joelho e 1/2 polegada (1,25 cm) abaixo do ápice da patela
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm)



Colimação: 
Colimar com a região de ambas as articulações do joelho, incluir parte da porção distal do fêmur e porção proximal da tíbia com a finalidade de avaliar o alinhamento.



Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas: 
As porções distal do fêmur e proximal da tíbia e da fíbula e os espaços articulares tibiofemorais são demonstrados bilateralmente. 

  

Posição: 
A ausência de rotação de ambos os joelhos é evidenciada pela aparência simétrica dos côndilos femorais e tibiais. o Aproximadamente metade da porção proximal da fíbula estará sobreposta pela tíbia. 



Colimação e RC: 
Os espaços articulares do joelho devem parecer abertos se o ângulo do RC estiver correto (paralelo ao platô tibial). o  campo de colimação deve estar centralizado com os espaços articulares do joelho e deve incluir porções suficientes do fêmur e da tíbia para determinar o eixo longitudinal desses dois ossos longos para verificação de alinhamento. 



Critérios de Exposição: 
A exposição ideal deve visualizar contornos fracos da patela através dos fêmures; os tecidos moles devem estar visíveis e as tramas trabeculares de todos os ossos devem parecer claras e nítidas, indicando a ausência de movimento.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:








COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO


Para o Raio-X de Joelho Ortostático, coloque o paciente em pé, de costas para a estativa e use um filme 30 na transversal e faça como um joelho normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário