Raios-X

Matérias Radiológicas Gerais

sexta-feira, 31 de maio de 2013

ANTEBRAÇO A.P. + PERFIL

ANTEBRAÇO A.P.
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL 



Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 30 x 35 cm (11 x 14 polegadas) para pacientes menores 35 x 43 cm (14 x 17 polegadas) para pacientes grandes.
Divisão em metades, em sentido longitudinal . 
Faixa de 50 kVp



Posição do Paciente:
Sentar o paciente na extremidade da mesa, com a mão e o braço em extensão completa e palma para cima (supinada).



Posição da Parte: 
Abaixar o ombro para posicionar todo o membro superior no mesmo plano horizontal.
Alinhar e centralizar o antebraço em relação ao eixo maior do filme, assegurando que tanto o punho como o cotovelo estejam incluídos. (Utilize um filme tão grande quanto necessário.)
Instruir o paciente para inclinar lateralmente o quanto seja necessário para posicionar todo o punho, antebraço e cotovelo numa posição mais próxima à frontal verdadeira possível. (Os epicôndilos medial e lateral devem estar à mesma distância do filme.)



Raio Central:
RC perpendicular ao filme, direcionado para a porção média do antebraço
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm)



Colimação: 
Colimar as bordas laterais da área real do antebraço com colimação mínima em ambas as extremidades para evitar exclusão da anatomia de cada articulação. Considerando a divergência do feixe de raios X, assegure-se de que um mínimo de 3 a 4 em (1 a 1 1/2 polegada) distal­mente às articulações do punho e do cotovelo esteja incluído no filme.


Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas: 
A incidência AP do rádio e da ulna inteiros permite a visualização da fileira proximal de ossos do carpa e da porção distal do úmero, e das partes moles adjacentes, tais como coxins e linhas de gordura presentes nas articulações do punho e cotovelo.



Posição: 
O eixo longitudinal do antebraço deve ser alinhado ao eixo longitudinal do filme. . Nenhuma rotação é evidenciada pelos epicôndilos umerais visualizados em perfil, com a cabeça, colo e tuberosidade radiais ligeiramente superpostos pela ulna. . Espaços articulares do punho e cotovelo são abertos apenas parcialmente em razão da divergência do feixe. 



Colimação e RC: 
Bordas de colimação são visíveis na margem da pele ao longo do comprimento do antebraço, somente com colimação mínima em ambas as extremidades para assegurar que a anatomia básica da articulação seja incluída.O RC e o centro do campo de colimação devem estar aproximadamente no ponto médio do rádio e da ulna.



Critérios de Exposição: 
Densidade ótima e contraste sem movimento devem permitir a visualização de tecidos moles e margens corticais nítidas, assim como trama trabecular óssea clara.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:










COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO


Use um 43 dividido longitudinalmente, sente o paciente próximo a mesa, peça para virar o braço com a palma da mão para cima e gira um pouco mais externo (supinar), peça para o mesmo abaixar o corpo, de modo que as articulações fiquem no mesmo nível. Centralize bem o antebraço de modo que não corte nenhuma das articulações, colime os lado, peça para o paciente não mexer e bata o Raio.





ANTEBRAÇO PERFIL
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL



Fatores Técnicos


Tamanho do filme - 30 x 35 cm (11 x 14 polegadas) para pacientes menores 35 x 43 cm (14 x 17 polegadas) para pacientes grandes.
Divisão em metades, em sentido longitudinal. 
Faixa de 50 kVp



Posição do Paciente:
Sentar o paciente na extremidade da mesa, com o cotovelo fletido 90°,



Posição da Parte: 
Abaixar o ombro para posicionar todo o membro superior no mesmo plano horizontal.
Alinhar e centralizar o antebraço em relação ao eixo maior do filme, assegurando que tanto o punho como o cotovelo estejam incluídos.]
Girar a mão e o punho para uma posição lateral verdadeira e apoiar a mão para evitar movimento, se necessário. (Assegurar que o rádio distal e a ulna estejam diretamente superpostos.) Para antebraços musculosos, colocar um apoio embaixo da mão e do punho, conforme necessário, para posicionar o rádio e a ulna paralelos ao filme.



Raio Central:
RC perpendicular ao filme, direcionado para a porção média do antebraço. 
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm)



Colimação: 
Colimar as bordas laterais da área real do antebraço, Colimar também em ambas as extremidades para evitar exclusão da anatomia de cada articulação, Considerando a divergência do feixe de raios X, assegure-se de que um mínimo de 3 a 4 cm (1 a 1 1/2 polegada) distalmente às articulações o punho e do cotovelo esteja incluído no filme.




Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas:
A incidência lateral do rádio e da ulna inteiros permite a visualização da fileira proximal de ossos do carpo, do cotovelo e da porção distal do úmero, e das partes moles, como coxins e linhas adiposos adjacentes às articulações do punho e cotovelo.



Posição:
O eixo longitudinal do antebraço deve estar alinhado com o eixo longitudinal do filme. O cotovelo deve estar fletido a 90°, . Nenhuma rotação deve ocorrer. A cabeça da ulna deve estar superposta ao rádio, e os epicôndilos umerais devem ser superpostos, . A cabeça do rádio deve sobrepor o processo coronóide, com a tuberosidade radial vista em perfil.



Colimação e RC:
Bordas de colimação devem ser visíveis na margem da pele ao longo do comprimento do antebraço, somente com colimação mínima em ambas as extremidades para assegurar que a anatomia básica da articulação seja incluída. O RC e o centro do campo de colimação devem estar aproximadamente no ponto médio do rádio e da ulna. 



Critérios de Exposição:
Densidade ótima e contraste sem movimento devem permitir a visualização de margens corticais nítidas e trama trabecular óssea clara e nítida, assim como coxins e linhas adiposos periarticulares.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:






                                    
                                    COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO


Depois de realizar o A.P. do braço, vire o filme de frente para o paciente e peça para dobrar o braço e abaixar, para que as articulações fique no mesmo nível  observando se o braço não ficará muito rotacionado. Peça para o paciente não se mexer e bata o Raio.

Um comentário: