Raios-X

Matérias Radiológicas Gerais

sexta-feira, 21 de junho de 2013

COLUNA CERVICAL - "NADADOR"

COLUNA CERVICAL "NADADOR"
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL 




Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 24 x 30 cm, em sentido longitudinal
Faixa de 100 kVp



Posição do Paciente:
A posição ereta é preferida (sentada ou em pé), mas a posição deitada é possível se a condição do paciente assim o exigir.



Posição da Parte: 
Alinhe o plano coronal médio ao RC e à linha média da mesa ou do porta-filme. 
Levante o braço e o ombro do paciente próximos do filme, flexionando o coto­velo e deixando o antebraço apoiado na cabeça.
Posicione o braço e o ombro distantes do filme para baixo e ligeiramente anteriores a fim de situar a cabeça umeral anteriormente às vértebras.
Mantenha o tórax e a cabeça na posição mais lateral verdadeira possível.



Raio Central:
RC é perpendicular ao filme (ver Observação)
RC centralizado em Tl, que está aproximadamente 1 polegada (2,5 cm) aci­ma do 
nível da incisura jugular anteriormente e no nível da vértebra proeminente 
posteriormente
Centralize o porta-filme em relação ao RC
DFoFi de 60 a 72 polegadas (150 a 180 cm)



Colimação: 
Faça a colimação fechada dos quatro lados na área de interesse (campo de cerca de 4 x 6 polegadas, 10 x 15 cm)

Observação: Uma angulação caudal discreta de 3° a 5° pode ser necessária para ajudara separar os dois ombros, especialmente no paciente com flexibilida­de limitada que não pode abaixar suficientemente o ombro distante do filme. Técnica de respiração opcional: Se o paciente consegue cooperar e perma­nece imóvel, um tempo de exposição de 3 a 4 segundos e baixa mA pode ser usado com paciente respirando superficialmente,respirações serenas durante a exposição para obscurecer estruturas pulmonares sobrepostas. 

Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas: 
Corpos vertebrais, espaços dos discos intervertebrais e articulações zigapofisárias de C4 até T3 são mostrados. A cabeça umeral e braço distantes do filme são ampliados e devem aparecer distalmente a T4 ou T5 (se visível).



Posição: 
Rotação vertebral deve parecer mínima. As cabeças umerais devem estar separadas verticalmente. A cabeça umeral e o braço próximos ao filme são colocados superiormente e desse modo sobrepõem a região cervical inferior a fim de fornecer uma densidade mais uniforme para vértebras cervicais inferiores e torácicas superiores.



Colimação e RC: 
Aplique colimação fechada dos quatro lados da área de interesse. O centro do campo de colimação (RC) deve estar na região de T1. 



Critérios de Exposição: 
Exposição ótima deve claramente visualizar o contorno das vértebras, incluindo espaços intervertebrais de C4 até 13 através das estruturas dos ombros sem penetrar excessivamente nas cervicais superiores. Margens ósseas e marcas trabeculares visíveis da vértebra devem aparecer com nitidez, indicando ausência de movimento.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:




Nenhum comentário:

Postar um comentário