sábado, 1 de junho de 2013

ESCAPULA A.P.

ESCAPULA A.P. 
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL 



Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 24 x 30 cm (10 x 12 polegadas), no sentido longitudinal
Limite de 80 kVp



Posição do Paciente:
Obtenha a radiografia com o paciente em decúbito dor­sal ou ereto. (A posição ortostática pode ser mais confortável para o paciente.) A superfície posterior do ombro deve estar em contato com a tampa da mesa ou o chassi, sem rotação do tórax. (A rotação na direção do lado afetado colocaria a escápula em uma posição posterior mais verdadeira. Contudo, também resultaria em maior superposição da caixa torácica.)



Posição da Parte: 
Posicione o paciente de forma que a região central da escápula esteja 
no centro do RC 
Ajuste o chassi no centro do RC O topo do filme deve estar cerca de 2 polegadas ou 5 cm acima do ombro, e a borda lateral do filme deve estar cerca de 2 polegadas ou 5 cm da margem lateral da caixa torácica.
Abduza discretamente o braço a 90° e supine a mão do paciente. (A abdução moverá a porção lateral da escápula para impedir a superposição das estruturas torácicas.)



Raio Central:
O RC deve estar perpendicular à região central da escápula, 2 polegadas (5cm) abaixo do processo coracóide. Uma alternativa seria a orientação ao nível da axila e cerca de 2 polegadas (5 cm) media! em relação à borda lateral do paciente
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm)



Colimação: 
A colimação deve ser feita nos quatro lados, na área da escápula.



Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas: 
A porção lateral da escápula está livre de superposição. o A porção medial da escápula será vista através das estruturas torácicas.



Posição: 
O braço afetado é visto abduzido a 90° com a mão em supinação, como é evidenciado pela visualização da escápula livre de superposição.



Colimação e RC: 
A colimação deve ser visível nos quatro lados da área da escápula afetada. o RC e o centro do campo de colimação devem estar orientados para a região central da escápula.



Critérios de Exposição: 
A combinação adequada de densidade e contraste sem nenhuma movimentação mostrará o trabeculado ósseo da porção lateral da escápula de forma clara e definida. As costelas e as estruturas pulmonares aparecerão distorcidas com a técnica de respiração adequada.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:










COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO


Para o Raio-X de escapula A.P, sempre que possivel coloque o paciente em ortostatico, de costas para a estativa, erga o braço, formando um algulo de 90º. (ou como na figura) vira um pouco o paciente para o lado inverso da parte a ser radiografada. Peça para o paciente prender o folego e bata o Raio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário