Raios-X

Matérias Radiológicas Gerais

sábado, 1 de junho de 2013

PÉ COM CARGA - A.P. + PERFIL

PÉ COM CARGA - A.P. + PERFIL
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL 


A.P.

Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 18 x 24 cm (8 x 10 polegadas) e 24 x 30 cm (10 x 12 polegadas)
Faixa de 50 kVp



Posição da Parte e do RC

A.P.:
Realizar a radiografia com o paciente em posição ortostática, com o peso total do corpo bem distribuído em ambos os pés. Os pés devem estar apontados para a frente, paralelos entre si.
Permitir ao RC uma angulação de 15° posteriormente, em direção ao ponto médio entre os pés ao nível da base dos metatarsos. 


PERFIL:




PERFIL:
O paciente deve permanecer na posição ortostática, com o peso distribuí­ do igualmente.
O paciente deve ficar em pé sobre blocos de madeira colocados em cima de uma escadinha ou banqueta de madeira, adaptada à mesa de exame. Também pode ser usada uma caixa de madeira com um encaixe para o chassi. (É preciso que ela esteja em uma altura suficientemente grande do chão, de modo a ser possível descer o tubo de raios X com o feixe na posição horizontal.)
Fornecer algum apoio ao paciente para lhe dar segurança. Apoiar o chassi verticalmente entre os pés, com o eixo longitudinal do pé alinhado com o eixo longitudinal do chassi. Trocar o chassi e girar o paciente para a incidência lateral (perfil) do outro pé, para comparação, após o primeiro perfil ser obtido.
Direcionar o RC horizontalmente, ao nível da base do terceiro metatarso. . DFoFi mínima de  (100 cm).



Colimação: 
Colimar com a(s) borda(s) does) pé(s).



Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas e Posição: 
Para AP, a incidência mostra ambos os pés bilaterais desde os tecidos moles que circundam as falanges até a porção distal do tálus. . Para a lateral, todo o pé deve ser demonstrado e pelo menos 1 polegada ou 2 cm das porções distais da tíbia e da fíbula. A porção distal da fíbula deve estar sobreposta à metade posterior da tíbia, e as superfícies plantar das cabeças dos metatarsos devem parecer diretamente sobrepostas se não houver rotação.



Colimação e RC: 
AP: a angulação apropriada é demonstrada pelos espaços articulares tarsos metatársicos e visualização da articulação entre o primeiro e segundo cuneiformes. As bases dos metatarsos devem estar ao centro do campo colimado (RC), cujos quatro lados devem incluir os tecidos moles circunjacentes do pé. 
Lateral: o centro do campo de colimação (RC) deve estar ao nível da base do terceiro metatarso. . Os quatro lados da colimação devem incluir os tecidos moles das falanges até o calcâneo e da região dorsal até a superfície plantar, com aproximadamente 1 polegada ou 2 cm das porções distais da tíbia e da fíbula sendo demonstrados.



Critérios de Exposição: 
O contraste e a densidade ótimos devem visualizar os tecidos moles e as bordas ósseas dos tarsos e metatarsos sobrepostos. As tramas trabeculales ósseas devem estar nítidas.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:


A.P.



PERFIL:






COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO


Para o Raio-X de pé com carga, a parte mais difícil a ser feita é colocar o paciente em pé sobre o chassi para o A.P., tomando cuidado com para o mesmo se equilibrar e não cair.
Para o Perfil terá que se utilizar de um suporte de madeira que é encontrado normalmente em serviços de Raio-X, é observar bem a colimação, pois ambos os pés serão feitos em um 24 dividido.
Observe também se o paciente esta conseguindo se manter na posição sem se mexer, caso consiga, bata o Raio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário