PUNHO P.A.
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL Fatores Técnicos
Tamanho do filme - 18 x 24 cm (8 x 10 polegadas)
Divisão em metades transversais
Faixa de 40 kVp
Posição do Paciente:
Sentar o paciente na extremidade da mesa, com o cotovelo fletido a quase 90° e mão e punho apoiados na mesa, palma para baixo. Abaixar o ombro, de forma que o ombro, a mão e o punho estejam no mesmo plano horizontal.
Posição da Parte:
Alinhar e centralizar o eixo maior da mão e punho em relação à porção do filme que está sendo exposta, com a área do carpo centrada em relação ao Rc.
Com a mão pronada, arquear a mão ligeiramente para posicionar o punho e a
área carpal em contato estreito com o chassi.
RC perpendicular ao filme, direcionado para a área média do metacarpo
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm) .
Colimação:
Colimar o punho em todos 04 quatro lados; incluir o rádio e a ulna distais, bem como a área médio-metacarpa
Critérios Radiográficos
Estruturas Mostradas:
Visualizam-se metacarpos médios e metacarpos proximais; carpos; rádio distal, ulna e articulações associadas; e compartimentos de tecidos moles, como os coxins adiposos e linhas de gordura, da articulação do punho. Os espaços intercarpais não aparecem todos abertos por causa de formas irregulares que resultam em sobreposição.
Posição:
O eixo longitudinal da mão, punho e antebraço está alinhado ao filme.
A PA verdadeira está evidenciada pelo seguinte: formas de concavidades iguais encontram-se em cada lado das diáfises dos metacarpos proximais; distâncias quase iguais existem entre os metacarpos proximais; a separação entre rádio distal e ulna está presente, exceto por possível superposição mínima da articulação radioulnar dista!.
Colimação e RC:
A colimação deve ser visível nos quatro lados da área do punho acometido. .
O RC e o centro do campo de colimação devem estar na área média do carpa.
Critérios de Exposição:
Densidade ótima e contraste sem movimento devem permitir a visualização de tecidos moles, tais como coxins adiposos pertinentes, e margens ósseas nítidas dos carpos e claras marcas trabeculares.
A Radiografia terá que ficar parecida com essa:
COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
Outro Raio-X muito simples de ser realizado. Divida transversalmente um filme 18, coloque o punho no meio do filme e centralize o RC, só observe se o punho esta alinhado e não esta erguido. Peça para o paciente não mexer e bata o Raio.
PUNHO PERFIL
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRALFatores Técnicos
Tamanho do filme - 18 x 24 cm (8 x 10 polegadas)
Divisão em metades transversais
Faixa de 42 kVp
Sentar o paciente na extremidade da mesa, com mão e antebraço apoiados na mesa e o cotovelo fletido cerca de 90°. Posicionar o punho e a mão no chassi em posição lateral, com o polegar para cima. Ombro, cotovelo e punho devem estar no mesmo plano horizontal.
Posição da Parte:
Alinhar o centro da mão e do punho em relação ao eixo longo do filme. Ajustar a
mão e o punho em uma posição lateral verdadeira, com os dedos confortavelmente fletidos; ou, se um suporte é necessário para evitar movimento, usar um suporte radiotransparente e uma almofada de areia e colocar o suporte de encontro à mão e aos dedos estendidos, como mostrado.
Raio Central:
RC perpendicular ao filme, direcionado para a área média do carpo
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm)
Colimação:
Colimar os quatro lados, incluindo a porção dista! do rádio e da ulna e a área metacarpal.
Critérios Radiográficos
Estruturas Mostradas:
Visualizam-se rádio, ulna, carpo e, ao menos, a área média do metacarpo.
O eixo longitudinal da mão, punho e antebraço deve estar alinhado ao eixo longitudinal do filme. . Posição lateral verdadeira é evidenciada pelo seguinte: a cabeça ulnar deve ser sobreposta ao rádio distal; os metacarpos proximais do segundo ao quinto devem todos aparecer alinhados e superpostos.
Colimação e RC:
A colimação deve ser visível nos quatro lados da área do punho acometido. O RC e o centro do campo de colimação deve estar na área média do carpo.
Critérios de Exposição:
Densidade ótima e contraste sem movimento demonstram trama trabecular óssea clara e nítida e tecidos moles, tais como as margens dos coxins adiposos pertinentes do punho e bordas da ulna distal vistas através do rádio superposto.
COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
Ao realizar o P.A. do punho, só peça para o paciente levantar um pouco o punho, chegue o filme para o lado que ainda esta virgem, peça para o paciente virar o punho fazendo uma "machadinha" com a mão, observando a rotação do punho para deixa-lo sempre bem alinhado. Peça para o paciente não se mexer e bata o Raio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário