sábado, 1 de junho de 2013

PÉ - A.P. + OBLIQUA + PERFIL

PÉ A.P.
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL 




Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 24 x 30 cm (10 x 12 polegadas), em sentido longitudinal 
Dividir ao meio para AP e oblíqua
Faixa de 45 KVp 



Posição do Paciente:
Realizar a radiografia com o paciente em decúbito dorsal; fornecer travesseiro para apoiar a cabeça; flexionar o joelho e colocar a superfície plantar (sola do pé) afetada sobre o chassi.



Posição da Parte: 
Estender o pé (flexão plantar), mantendo a superfície plantar repousando plana e firmemente sobre o chassi.
Alinhar e centralizar o eixo longitudinal do pé com o RC e com o eixo longitudinal  da porção do chassi a ser exposta. (Use sacos de areia, se necessário, para evitar que o chassi deslize sobre a mesa de exame.)
Se a imobilização for necessária, flexionar também o joelho contra lateral e encostar no joelho afetado para apoio.



Raio Central:
Posicionar o RC em um ângulo de 10° posteriormente (em direção ao calcanhar), 
RC perpendicular aos metatarsos.
Direcionar o RC para a base do terceiro metatarso.
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm).



Colimação: 
Colimar as margens externas do pé nos quatro lados.



Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas: 
O pé, por inteiro, deve ser demonstrado, incluindo as falanges, os metatarsos e o navicular, os cuneiformes e o cubóide.



Posição: 
O eixo longitudinal do pé deve estar alinhado com o eixo longitudinal da porção do filme a ser exposta. Não há rotação se for evidenciada uma distância praticamente igual do segundo até o quinto metatarsiano. Em geral, as bases do primeiro e do segundo metatarsos são separadas, mas as bases do segundo ao quinto aparecerão sobrepostas. O espaço articular entre o primeiro e o segundo cuneiformes deve ser demonstrado.



Colimação e RC: 
O centro dos quatro lados do campo de colimação (RC) deve ser com a base do terceiro metatarso, com as bordas de colimação incluindo os tecidos moles circunvizinhos do pé. Geralmente, as articulações MFs devem parecer abertas. As articulações IFs podem aparecer parcialmente fechadas devido aos raios divergentes.



Critérios de Exposição: 
O contraste e a densidade ótimos se o paciente não tiver se movimentado permitirão a visualização nítida das margens corticais e da trama trabecular das falanges distal e das porções distais dos ossos do tarso até o tálus. (Ver a técnica com kVp mais alta para uma sensibilidade mais uniforme entre as falanges e os ossos do tarso.) . Os ossos sesamóides (se presentes) devem ser visualizados através da cabeça do primeiro metatarso.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:








COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO


Para o Raio-X de pé A.P. peça para o paciente se sentar na mesa e colocar a sola do pé sobre o filme 24, dividindo ele na longitudinal, angule o RC entre 5º e 15º cranial incidindo no "peito do pé", peça para o paciente não se mexer e bata o Raio.




PÉ OBLIQUA
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL



Fatores Técnicos


Tamanho do filme - 24 x 30 cm (10 x 12 polegadas), em sentido longitudinal 
Dividir ao meio para AP e oblíqua
Faixa de 45 KVp 



Posição do Paciente:
Realizar a radiografia com o paciente em decúbito dorsal ou sentado; flexionar o joelho, com a superfície plantar sobre a mesa 



Posição da Parte: 
Alinhar e centralizar o eixo longitudinal do pé com o RC e com o eixo longitudinal da porção do chassi a ser exposta.
Rodar medialmente o pé para colocar a superfície plantar a 30 a 40° em relação ao plano do chassi (ver Observação abaixo). O plano geral da região dorsal do pé deve estar em paralelo com o chassi e perpendicular ao RC.
Usar um bloco de apoio radiotransparente a 45° para impedir o movimento.
Usar sacos de areia, se necessário, para evitar que o chassi deslize sobre a mesa de exame.



Raio Central:
Posicionar o RC perpendicular ao chassi, direcionado para a base do terceiro metatarso
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm)



Colimação: 
Colimar as margens externas cutâneas do pé nos quatro lados



Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas:
O pé, por inteiro, deve ser demonstrado, desde as falanges distais até as porções posterior do calcâneo e proximal do tálus.



Posição:
O eixo longitudinal do pé deve estar alinhado com o eixo longitudinal da porção do filme a ser exposta. A obliqüidade correta é demonstrada quando o terceiro ao quinto metatarsos estão livres de sobreposição. O primeiro e segundo metatarsos devem também estar livres de sobreposição, exceto a região da base. A tuberosidade na base do quinto metatarso é vista lateral e bem visualizada. Os espaço articulares em torno do cubóide e o seio do tarso estão abertos e bem demonstrados quando o pé está com a obliqüidade correta.



Colimação e RC:
O centro dos quatro lados do campo de colimação (RC) deve ser direcionado para a base do terceiro metatarso. O campo de colimação deve incluir os tecidos moles circunvizinhos do pé.



Critérios de Exposição:
O contraste e a densidade ótimos se o paciente não tiver se movimentado permitirão a visualização nítida das margens corticais e da trama trabecular das falanges, dos metatarsos e dos tarsos.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:







                                    
                                    COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO


Para o Raio-X de Pé Obliqua, será na mesma posição do A.P., Só volte o RC e coloque a 0º perpendicular com o Chassi e vire um pouco o pé internamente obliquando uns 15º, se estiver fazendo em um 24 dividido, observe se a colimação esta correta.
Peça para o paciente não se mexer e bata o Raio.






PÉ PERFIL
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL



Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 18 x 24 cm (8 x 10 polegadas) - pé menor ou 24 x 30 cm (10 x 12 polegadas) - pé maior
Faixa de 45 KVp 



Posição do Paciente:
Realizar a radiografia com o paciente em decúbito lateral; fornecer travesseiro para descanso da cabeça. 



Posição da Parte: 
Flexionar o joelho do lado afetado cerca de 45°; colocar a perna oposta atrás do membro em questão para evitar super-rotação da perna afetada.
Com cuidado, flexionar dorsalmente o pé, se possível, para ajudar o posiciona­mento para uma incidência lateral verdadeira do pé e tornozelo.
Colocar um apoio sob a perna e o joelho, se necessário, para que a superfície plantar esteja perpendicular ao chassi. Evitar a super-rotação do pé.
Alinhar o eixo longitudinal do pé com o eixo longitudinal do chassi (a menos que a colocação em diagonal seja necessária para incluir o pé por inteiro)
Centralizar a região média da base dos metatarsos com o Rc.



Raio Central:
RC perpendicular ao chassi, direcionado para o cuneiforme médio (ao nível da base do terceiro metatarso)
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm)



Colimação: 
Colimar as margens cutâneas externas do pé para incluir cerca de 1 polegada ou 2 a 3 cm proximais à articulação do tornozelo.



Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas:
O pé, por inteiro, deve ser demonstrado, bem como pelo menos 1 polegada ou 2,5 cm da extremidade distal da tíbia e fíbula. Os metatarsos estarão quase sobrepostos, e apenas a tuberosidade do quinto metatarso é vista lateralmente.



Posição:
O eixo longitudinal do pé deve estar alinhado com o eixo longitudinal da porção do filme. . A lateral verdadeira é obtida quando a articulação tibio-talar estiver aberta, a porção distal da fíbula estiver sobreposta pela região posterior da tíbia e as porções distais dos metatarsos estiverem sobrepostas.



Colimação e RC:
Todas as estruturas de tecidos moles, das falanges até o calcâneo, devem estar incluídas no centro dos quatro lados do campo de colimação, com o centro (RC) direcionado para a região do cuneiforme medial.



Critérios de Exposição:
O contraste e a densidade ótimos devem visualizar as bordas dos tarsos e metatarsos sobrepostos. . Nenhum movimento:margens corticais e tramas trabeculares do calcâneo e porções não sobrepostas de outros ossos dos tarsos devem parecer nitidamente definidas.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:







                                    
                                    COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO


Para o Raio-X de Pé Perfil, basta pedir para o paciente se deitar totalmente de lado esticando o pé a ser radiografado sobre o Chassi de maneira que sua lateral toda  fique encostada sobre o Chassi, erga a ponta do pé, e use um Chassi do tamanho necessário.
Peça para o paciente não se mexer e bata o Raio.

4 comentários: