TÓRAX - AP APICO-LORDÓTICA
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL
MÉTODO DE POSICIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO DO RAIO CENTRAL
Fatores Técnicos
Tamanho do filme - 35 x 43 cm (14 x 17 polegadas), em sentido longitudinal
Faixa de 70 kVp
Posição do Paciente:
Paciente de pé cerca de 30 cm distante do chassi, de costas, reclinando-se para trás, de modo a encostar os ombros, o pescoço e a região posterior da cabeça contra o chassi. As duas mãos do paciente devem ser apoiadas nos quadris, com as regiões palmares voltadas para fora; os ombros devem ser rodados para a frente.
Centralizar o plano mediossagital com o RC e com a linha central do chassi. Centralizar o chassi com o RC (A parte superior do chassi deve estar cerca de 7 a 8 cm ou 3 polegadas acima dos ombros no paciente de porte médio.)
RC perpendicular ao chassi, centralizado com a porção média do esterno 9cm ou 3 a 4 polegadas abaixo da incisura jugular)
DFoFi de 180 cm (72 polegadas)
Colimar a área pulmonar de interesse.
Respiração:
A exposição é feita no final da segunda inspiração profunda e completa.
Critérios Radiográficos
Estruturas Mostradas:
Devem ser incluídos completamente os campos pulmonares e as clavículas.
As clavículas devem aparecer quase que horizontalizadas e acima ou superiormente aos ápices, com suas faces mediais sobrepostas pelas primeiras costelas. As costelas devem aparecer distorcidas, com as posteriores quase horizontalmente sobrepondo as anteriores. Sem rotação, as extremidades das clavículas, de cada lado, devem exibir a mesma distância da coluna vertebral. As bordas laterais das costelas, em ambos os lados, devem aparecer a uma distância quase igual em relação à coluna vertebral.
O centro do campo de colimação (RC) deve estar direcionado para a porção média do esterno com a colimação visível nas partes superior e inferior.
Sem movimento; os contornos do diafragma, das costelas e do coração devem aparecer nitidamente. Uma escala de contraste e uma exposição ideais devem promover a visualização da tênue trama vascular pulmonar, especialmente nas áreas apicais e superiores dos pulmões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário